quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

LIXAÇÃO

Quando pesquisavamos os outros construtores todos falavam que essa seria a pior parte. Lixar é uma trabalheira, tentamos utilizar maquinas mas o ideal (pelo menos foi o que nos pareceu) é utilizar essas pranchas que fizemos com a lixa presa nelas pois quando vamos lixando em áreas maiores as depressões e saliencias aparecem bem melhor. Agora é lixar....aplicar a massa....lixar...e assim por diante.


12 comentários:

  1. Ola Gabriel,

    Estou quase chegando nessa fase tambem. O que me diz quanto aos metodos de passar a massa? Espatula dentada? quantos milimetros de altura? O que acho do metodo?

    Abraços

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
  2. Caro Jorge,
    Na primeira massa utilizamos a espátula dentada e ela é que vai definir a altura (que no nosso caso acho que uns 4mm) pois ela emparelha melhor as emendas de manta e na hora da lixa o trabalho é menor por ter menos área de massa.Na aplicação seguinte vamos utilizar a espatula lisa pois acreditamos que ela irá preencher bem os vazios.
    Sempre testamos em uma pequena área para
    confirmar nossas espectativas.
    Abraço
    Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Opa legal, semana que vem devo começar o masseamento tambem. Que massa estão usando?

    JD

    ResponderExcluir
  4. Jorge,fizemos nossa massa com resina isoftalica,microesfera e catalisador pois o Destemido não é de madeira.Pesquisa nossos amigos construtores:
    http://veleirocaprichoso.blogspot.com/
    http://barcobaleia.blogspot.com/
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Caro Gabriel,

    Belo trabalho de massa. Uma sugestão é utilizar também um taco com 2,2m de comprimento para duas pessoas passar. As imperfeições acabam, melhora o shape e fica mais facil o trabalho, pois cada momento um dá o rítmo e ao final de uma hora de trabalho, só uma cerveja para ajudar.
    Abraços e parabéns pelo trabalho.
    Ubiracy

    ResponderExcluir
  6. Ubiracy, obrigado pela dica e pelo incentivo. Estamos esquecendo é da cerveja, tomamos muita água mas no final é importante repor o lúpulo perdido.hahaha
    Abraço
    Gabriel

    ResponderExcluir
  7. Ola Gabriel, eita servicinho danado né, mas o resultado é muito bonito, nao desanima nao hehehhe.
    Já estou na mesma fase que voce e devo acabar logo, pois deixarei o ajuste fino para quem for fazer a pintura.

    Abraços,

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
  8. Caro Gabriel,

    Temos fotos novas do barcão?

    Abraços
    Ubiracy

    ResponderExcluir
  9. Ubiracy, buenas!!!
    Ainda não colocamos pois parece que não fizemos nada olhando as fotos, mas ja lixamos e aplicamos nova massa e lixamos novamente e faremos mais uma para deixar o Destemido bonitasso. Assim que possivel vamos postar.
    abraço

    ResponderExcluir
  10. Gabriel
    Obrigado pela tua visita. Muito legal fazer velejada em família mesmo. São momentos de felicidade.
    Parabéns!!
    Luciano - Veleiro Piá

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabriel,
    parabéns pelo trabalho. Sou de Porto Alegre e velejo à anos no Guaíba, Lagoa dos Patos e no mar. Tenho um veleiro de 38 pés de aço e adoro construção e seus materiais. Achei teu blog pelo blog do veleiro Furioso.Gostei muito do strip de pvc, facilita o trabalho e evita os inconvenientes da madeira como cupins e apodrecimentos futuros depois de alguns anos. Soube de barcos que foram feitos com compensado e encapsulado com epoxi que depois de alguns anos cupins que já deveriam estar dentro do compensado comeram grandes pedaços sem que o dono pudesse perceber. Gostaria de trocar idéias a respeito da tua construção. Se quiseres mande um email e acesse nosso blog: http://veleirotao.blog4ever.com
    Abraços e boa sorte,
    Ricardo Siegle.

    ResponderExcluir